top of page

Casa de Saúde Almeida Pinho

urbex
urbex
urbex

Luiz Bernardo de Almeida, benemérito de Macieira de Cambra, mandou construir em colaboração com o seu primo António Almeida Pinho, entre outras obras, a Casa de Saúde Almeida Pinho. Construída na época com o objectivo de aí instalar um hospital, o edifício foi inaugurado em 1925. No entanto nunca desempenhou essas funções, por motivos decorrentes do facto da sede concelhia passar de Macieira para Vale de Cambra.

 

Mais tarde, por volta de 1935, aí passou a funcionar o Seminário Apostólico do Beato João de Brito, que encerrou em cerca de 1958. Após esta data o edifício desempenhou funções de Sanatório de apoio aos tuberculosos.

 

Depois de erradicada a tuberculose e de ter sido fechado o sanatório, o edifício foi ocupado por retornados do pós-25 Abril, sofrendo pilhagens e actos de vandalismo que em muito ajudaram à sua degradação. Juntando o passar dos anos e as intempéries, resta um edifício em péssimo estado. É simplesmente inexistente o acesso ao piso superior e em vários locais nem o próprio piso existe, algumas paredes divisórias estão parcialmente destruídas, partes da cobertura já ruíram, outras estão muito instáveis.

Pelo que me foi dito por uma residente das imediações, a Casa de saúde, tal como a quinta envolvente, foi adquirida pela Fundação Luiz Bernardo de Almeida. Será recuperada e na quinta será feita uma plantação de vinhas.

 decadentes

"take nothing but photographs, leave nothing but footprints"

bottom of page