Fábrica de papel de Valmaior
Tendo-se apercebido de que a produção de papel não supria as necessidades do consumo no país, nem em quantidade, nem em qualidades, os irmãos Ferreira Tavares decidiram lançar-se na construção de uma fábrica bem localizada, bem concebida e tecnicamente avançada. Para o efeito, em 1871, constituíram uma sociedade com o eng. Thelier, jovem técnico francês, e ergueram a fábrica de Papel de [...], então a melhor do País. Aí se instalou a mais moderna maquinaria, igual à melhor da Europa. A fabricação de papel com caruma e serradura de pinheiro como matéria prima começou em 1872. Com o passar do tempo, e pela dificuldade e preço, utilizou-se também trapo como matéria prima.
A morte de um dos fundadores, em 1877, levou a que a fábrica fosse vendida à firma Henry Burnay & Cª, a qual, em 1889, a vendeu à Companhia de Papel do Prado. Daí até ao seu declínio, nada descobri.
Sobre o declínio desta fábrica nada consegui apurar. No entanto, julgo que a Companhia de papel do Prado é ainda sua proprietária. Pelo que pude ler, a Câmara Municipal a pretende adquirir os edifícios e poderá aí construir um Museu do Papel ou um Centro Social e Espaços Culturais.
decadentes
"take nothing but photographs, leave nothing but footprints"