top of page

Estaleiros

Os Estaleiros Navais de S. Jacinto foram fundados em 1940, por iniciativa de Carlos Roeder, empresário ligado à pesca do bacalhau. Até 1945, e devido à falta de materiais provocada pela Segunda Guerra Mundial, os estaleiros de S. Jacinto dedicaram-se exclusivamente à construção metálica e construção de máquinas e navios. Na segunda metade da década de 1980, os Estaleiros de S. Jacinto construíram alguns dos mais modernos navios de pesca da Noruega, incluindo dois “quebra-gelos”.Na década de 1970, os estaleiros empregavam mais de meio milhar de trabalhadores.

Apesar desse historial, os Estaleiros de S. Jacinto foram desactivados e deles pouco resta, não havendo qualquer museu que preserve e divulgue projectos, maquetas e equipamentos desses gloriosos tempos.

 

Outrora muito relevantes na construção naval e empregadores muito significativos na freguesia em que se localizam, encontram-se agora completamente ao abandono. Os diversos edifícios foram esventrados de quase tudo o que possa ter valor comercial - cobre ou peças de outros metais; e os grafitti vão invadido as suas paredes.

 

 

 decadentes

"take nothing but photographs, leave nothing but footprints"

bottom of page