António Pereira Vidal e Filhos
Também conhecida como Fábrica da lã, a António Pereira Vidal & Filhos, lda foi fundada em 1928, por António Pereira Vidal Xavier. A sua laboração é reportada ao ano de 1936. Dedicou-se ao tratamento e à produção textil, sendo o linho o grande propulsor desta actividade. Porém, devido à concorrência de outros países, esta fábrica, como outras do mesmo ramo em Portugal, entrou em declínio em 1998. Foi juridicamente considerada a falida, provavelmente, em 15 de Maio de 2006.
Pelo que consegui constatar, tanto esta fábrica, como outras do ramo têxtil foram sendo adquiridas e agrupadas, fundidas ou falidas, etc, originando a Lanidor. De fato, o fundador da Lanidor é filho de um antigo engenheiro têxtil, que geria a Fábrica da lã com três tios seus (entre os quais António Pereira Vidal Xavier) e que abandonou a António Pereira Vidal & Filhos em 1977.
Aquando da minha visita parte da fábrica fora demolida e a restante deverá ter o mesmo destino, já que será contruído, nestes terrenos um quartel da GNR.
decadentes
"take nothing but photographs, leave nothing but footprints"