top of page

Fábrica de laticínios

urbex

As origens desta fábrica remontam a 1893, quando o visconde de Nandufe instalou no lugar de Sanfins, no ano de 1893, uma desnatadeira centrífuga, fundando a primeira fábrica de lacticínios do país.

 

Anos depois criou-se uma Cooperativa de produtores de laticínios que, depois de ter tido a sua sede em outros edifícios, laborava, desde 1953, nas instalações que visitei.

Em 1962 surgiu a criação da União de Cooperativas da Lacticínios de Entre Douro e Vouga. Esta União passou a utilizar as instalações da Cooperativa de Sanfins, por reunirem melhores condições de localização, água em abundância e terreno para alargamento das instalações. Iniciou a sua actividade com o fabrico de manteiga e leite do dia, nesta altura a marca comercial passou a ser «GRESSO» (nome originário no Rio “Gresso” que passa próximo de Sanfins e aflui no Rio Vouga).

Em 1996 foi constituída a LACTOGAL, SA. pela fusão da AGROS, LACTICOOP e PROLEITE/MIMOSA S.A., com o propósito de produzir e comercializar lacticínios e outros bens alimentares através das suas marcas. A LACTOGAL utilizou a fábrica de Lacticínios da Cooperativa de Sanfins até Dezembro de 2008, altura em que se deslocalizou para uma nova fábrica construída em Oliveira de Azeméis, com óbvias repercussões na freguesia.

 

Este recinto está "dividido" em duas partes, cada uma com a sua entrada. A primeira, cujo acesso é vedado, é propriedade da Lactogal e a segunda da Cooperativa Agrícola de Sanfins. Sendo assim, apenas tive acesso à segunda secção e mesmo nessa não consegui entrar no edifício propriamente dito. 

Segunda visita... desta vez com tempo mais favorável.

 decadentes

"take nothing but photographs, leave nothing but footprints"

bottom of page